quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

E. F. Caxias a Cajazeiras (1895-1919)
E. F. São Luiz-Teresina (1919-1975)
RFFSA (1975-1997)
CAXIASMunicípio de Caxias, MA
Linha tronco - km 372,642 (1960)

MA-3678

Inauguração: 05.04.1895
Uso atual: INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CAXIAS - IHGC

com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1915

HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.

A ESTAÇÃO: A estação de Caxias foi inaugurada em 1895. A estação que aparece nas fotos abaixo é a "nova", construída nos anos 1910, quando a ligação de Caxias a São Luiz foi posta em tráfego. O antigo pátio, que possuía duas casinhas, hoje está abandonado. A casinha para trens de carga não mais existe. Para
ACIMA: Mapa mostrando o esquema da estação de 1915 (nova) e de 1895 (A, B, C e D), EM 2007. A casinha A já foi demolida; a B é a mesma da foto abaixo; a C é a base da caixa d'água e a D, o antigo galpão de manutenção, está hoje em ruínas. As linhas em pontilhado eram as linhas antigas, que terminavam nesse pátio, pois a linha não seguia para São Luiz. Com a abertura da ligação Caxias-São Luiz, a linha mudou de local e cruzou o rio Itapecuru; foi construída uma nova estação, de dois andares, que é a que ainda hoje está por lá. ABAIXO: A antiga estação de passageiros, que operou como tal de 1895 a 1920 (Foto e esquema Tarcioso Vilarinho, 2007).passageiros era usada a outra casinha. Dessa antiga estação, de 1895, hoje só ela existe, ao lado da base da caixa d'água e do galpão de manutenção, este em ruínas. "Acho que com o esquema anexo, feito às pressas, dá para entender como era antes e como é agora, ou seja: construíram a estação de dois pavimentos, situada antes da antiga (B), devido ao trem, a partir de então, seguir para São Luiz, entrando à direita" (Tarcisio Vilarinho, 2007). (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Edson Vidigal, 2000; Pedro Paulo Resende; Revista Brasil Ferrocarril, 1915; Tarcisio Vilarinho, 2007)




A estação em 1915. O novo pátio ainda não funcionava. Revista Brazil Ferrocarril, de 15/10/1915

A estação de Caxias, provavelmente anos 1920. Foto de autor desconhecido

Estação de Caxias em 1960. Acervo Tarcisio Villarinho

A estação em 2002. Foto Pedro Paulo Resende

Estação de Caxias em 2007. Foto Tarcisio Villarinho

Estação de Caxias em 2007. Foto Tarcisio Villarinho

2 comentários: